domingo, 27 de outubro de 2013

Espinheiros já está se transformando no melhor bairro de Joinville

O bairro Espinheiros, em Joinville, SC, é um ilha inserida no ecossistema da Baía Babitonga. É nele que está o JIC (Joinville Iate Clube) e onde a Cia Águas de Joinville está implantando o projeto piloto "Célula de Excelência", que tem por objetivo reduzir as perdas de água e combater o desperdício.
Foi na Escola Municipal Aluizius Sehnem que estivemos na manhã de 25 de outubro de 2013 realizando mais uma palestra, a segunda, do projeto "Se ligue no esgoto".
As exposições fotográficas do projeto "Se ligue no esgoto" foram montadas pelos professores no meio dos pavilhões e na altura dos olhares dos pequenos

As duas palestras aconteceram na sala da biblioteca da escola e reuniram dezenas de crianças e professores.
Neste evento, o vice-presidente do IVC, marinheiro aposentado Adilson Lopes da Silva, no fundo, a esquerda, participou também do debate da palestra

Tal qual na escola do bairro Costa e Silva, o encontro começou com a exibição do vídeo "Cachoeira, o rio que teima pela vida". Mas antes, a tradicional pergunta feita pelo palestrante, o administrador e ambientalista João Carlos Farias. "O rio Cachoeira está vivo ou morto?". E a resposta imediata e sem contrários: "MORTO".
O "Dr. Água", ambientalista e presidente do IVC, João Carlos Farias, quando questiona a plateia

Assistido o vídeo e a mesma pergunta com um agora constrangedor e uníssono coro de resposta: "VIVO".
Confesso que me emociono neste momento, pois foram anos de filmagens e fotografias e centenas de horas de gravações para a redução ao vídeo de dez minutos com tamanha capacidade de comunicação e convencimento.
É demais gratificante ver aquele discurso sacana quebrado, o da "Mentira que, de tanto repetida, virara verdade".
O supervisor escolar, professor Reginaldo Rodrigues da Silva, recebeu o exemplar do jornal do projeto "Se ligue no esgoto" e a diretora da escola, Simone Lemos da Silva, cópias dos vídeos "Cachoeira, o rio que teima pela vida" e "Se ligue no esgoto"

Logo no início da palestra o presidente do IVC, "Dr. Água", avisa aos participantes que a escola ganhará uma cópia em DVD de cada vídeo e também exemplares do jornal para todos os professores e alunos que são, simbolicamente, entregues à direção ou supervisão escolar.
O professor Reginaldo Silva não escondia seu entusiasmo pelo evento, pois confessa que tem um sonho. "Transformar a Aluizius Sehnen numa escola sustentável, já que o local onde está inserida é um ambiente propício".

Ele também admite que, para ele, o Cachoeira estava morto. "Esse projeto mostra o contrário e me anima".
Os palestrantes foram convidados pela professora Adriana Camargo a visitar sua sala com uma calorosa surpresa aos ambientalistas

Outra professora empolgada com o projeto, Adriana Camargo, convidou-nos para ver o que acontecia em sala de aula. Para nossa agradável surpresa, seus alunos estavam trabalhando o jornal do projeto.

Produzido numa linguagem simples, o jornal "Se ligue no esgoto" é outra peça de conscientização e educação ambiental do projeto

Os dois vídeos provocam várias reações nas plateias, diferentes e em diferentes momentos, de acordo com a faixa etária. Mas, alguns momentos são marcantes, principalmente quando aparecem as imagens das duas crianças entrevistadas (uma em cada vídeo).
A reação da plateia é de muito ruído e intervenções com algumas imagens dos vídeos

O debate é esperado pela plateia

O debate tem comemorada participação

O vice-presidente do IVC, Adilson Lopes da Silva, surpreende a plateia com suas histórias de quando navegava no rio Cachoeira

O bairro Espinheiros já começa a ser tomado por moradias da emergente classe média e caminha para se transformar num bairro de ricos, em futuro próximo. Não tenho a menor dúvida em afirmar que o local já é um dos melhores de Joinville para se viver, considerando a exuberante natureza do ecossistema da Baía Babitonga, onde está inserido. 

Saiba mais sobre o projeto "Se ligue no esgoto":  
Uma mentira, de tão repetida, se torna verdade  
Educação ambiental com o projeto "Se ligue no esgoto"  
Público já pode acessar vídeo na internet  
Diretoria do COL aprova vídeo e se diverte com making off da obra 
COL conquista edital da Cia Águas de Joinville 
Projeto "Se ligue no esgoto" na íntegra  
Resultado do Edital de Patrocínio 01/2013 da Cia Águas de Joinville  
Parceiros do projeto "Se ligue no esgoto": 
IVC (Instituto Viva Cidade)
Bureau de Comunicação e Eventos
Jornal O Vizinho
Jornal O Joinvilense
Jornal O Garuvense
Jornal O Araquariense
Saiba mais sobre o COL noutras postagens neste blog:
 
Formar líderes e oradores é missão do COL 
Superação do medo e da inibição 
Vídeo COL ênfase política 
Vídeo COL ênfase liderança
Vídeo "O rio que teima pela vida"
COL forma mais 16 oradores

Bons oradores têm melhores cargos e salários
O maior medo do mundo tem cura
Melhor oradora e maior evolução
Escolas de jornalismo não ensinam oratória

A primeira confraternização do IVC
Eco-Escola entra em operação na inauguração da Gibiteca

Diretoria IVC Gestão 2012/2014 
Ambientalistas ajudam CEI 
Água da chuva nos banheiros 

Exposição fotográfica circula em escolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário