sábado, 29 de setembro de 2012

Gibiteca Tatuí inaugurada na Eco-Escola de Joinville

A manhã do sábado, 29 de setembro de 2012, foi especial para a comunidade rural da Estrada Palmeira, no Distrito de Pirabeiraba em Joinville, SC. 
A Extensão da Escola Municipal Rural Hermann Müller realizou um pic-nic cultural com muitas atrações. Uma delas merece destaque. Foi inaugurada a Gibiteca do Tatuí.
Sou do tempo que levar gibis no meio dos cadernos para a escola era motivo de orelha muito, muito vermelha... As coisas mudam com o tempo, nesse caso, para melhor!
Para Humberto Soares, os gibis compõem "a primeira dieta literária da criança". O artista joinvilense diz que a escola lhe permite, com essa iniciativa, a realização de um sonho. 
Entusiasta do projeto, a diretora da escola, Silvane Silva, diz que a Gibiteca do Tatuí tem por objetivo incentivar os alunos à ampliação e aprofundamento sobre a linguagem literária e ainda oferecer condições de desenvolverem cada vez mais sua autonomia para a compreensão dos significados das leituras.
O evento foi bastante prestigiado com mais de uma centena de participantes e a presença de autoridades, como a secretária municipal de educação do município.
Vanessa da Rosa destacou o valoroso trabalho dos professores e parceiros da Hermann Muller que a tornam uma escola referência.
Mas, o evento foi de poucos discursos, felizmente, e muitas atrações.
Além da presença da personagem Tatuí, o príncipe dos palmitos, um picolezeiro encantado que vive na Cidade das Flores, e sua inseparável amiga Hanna, a aranha, estudantes fizeram apresentações coreografadas, também.
Outra celebrada atração foi a apresentação do Coral da Ciser Show  com a montagem "Era vidro e se quebrou", que resgata brincadeiras de infância em forma de musical. 
O grupo é formado por 30 integrantes, incluindo colaboradores da Ciser e membros da comunidade com produção de Albertina Tuma.
Outro projeto (Eco-Escola) oficialmente entregue à escola foi o sistema de aproveitamento de água de chuva e transformação do lixo orgânico em adubo por compostagem implantado pelo IVC liderado pelo ambientalista João Carlos Farias, Dr. Água. 
Mas esse é assunto para outra postagem. Veja mais algumas fotos do evento cultural:






3 comentários:

  1. Parabéns!!!! Sonho com uma gibiteca em todos os lugares. Abençoado Humberto Soares que promove a cultura e espalha alegria. Muitas Graças

    ResponderExcluir
  2. Muitas Graças!!! Agradeço o carinho e a iniciativa da diretora/amiga Silvane, que sempre consegue ser pioneira na área da educação! Pra mim, E.M. Hermann Muller é a melhor escola de Joinville, que une natureza, cultura, carinho e educação num só lugar... E isso é encantado! A Gibiteca do Tatuí está de portas abertas para todos! Eu também espero que nasçam muitas gibitecas escolares em Joinville/SC.

    ResponderExcluir
  3. Belo dia de sábado, belas fotos, bela inciativa da nossa EcoDiretora Silvane. Um piquenique cultural sem igual. Obrigado Silvane por permitir participar com nosso projeto ambiental neste dia tão especial para a escola e para Joinville. Sucesso! João Carlos - Doutor Água.

    ResponderExcluir