quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Superação do medo e da inibição

Segundo o COL (Clube de Oratória e Liderança de Joinville) o medo de falar em público tem cura. Para mais da metade da humanidade, ele está em primeiro lugar numa relação dos dez maiores medos humanos.
Esse temor impede que algumas pessoas consigam fazer uma boa apresentação, ascender profissionalmente e ocupar espaços de liderança.
A inibição, da mesma forma, também atrapalha nas conquistas amorosas e dificulta nas atividades diversas de relações sociais.
Desde 10 de abril de 1979, o COL vem formando oradores e líderes

O COL divulga os dez maiores medos humanos:
1) De falar em público;
2) De altura;
3) De insetos e vermes;
4) De problemas financeiros;
5) De águas profundas;
6) De doenças;
7) Da morte;
8) De voar;
9) Da solidão;
10) De cachorro
O medo do desconhecido, inerente da natureza humana, é outro vilão. Enfrentar platéias e não ter domínio sobre suas reações assustam tanto quanto o medo da opinião pública sobre uma apresentação.
A maioria das pessoas é muito autocrítica e teme o ridículo. Identificar o medo e enfrentá-lo são as melhores formas de impedir que ele atrapalhe o seu desenvolvimento profissional, pessoal e social.
Como um projeto seu será apreciado e aprovado se você estiver tremendo nas bases na hora de apresentá-lo?
No período de 01 a 05 de abril, o COL realiza mais um curso aberto à comunidade. Há 34 anos capacitando líderes e oradores, totalizando 2.674 formados, os participantes concluem o curso comemorando as transformações, a evolução.
A técnica em laboratório da Essencis Soluções Ambientais, Cláudia Andreia Costa, que participou do curso em novembro de 2012 diz que o curso "transforma a pessoa em tudo. Maneira de falar, gesticular, perder a vergonha - no bom sentido. Saio do curso muito satisfeita com o resultado e, com certeza, indicarei a todos". Veja outros depoimentos neste link.
Veja o resultado de outra pesquisa feita pelo jornal inglês Sunday Times com 3 mil norte-americanos. A pergunta era: qual o seu pior medo? As respostas:
41% disseram que era falar em público;
32% têm mais medo de altura;
22% de insetos;
22% de ter problemas financeiros;
19% de doença;
19% da morte.

Se você se identifica com o grupo da maioria que sofre com os temores da oratória ou queira aperfeiçoar sua habilidade de comunicação oral, inscreva-se no próximo curso. Ou se conhece alguém que você estime muito e que precise de ajude, indique este link.

Leia mais sobre o tema:
Comunicação é coisa difícil

Nenhum comentário:

Postar um comentário