sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Golpistas são excelentes oradores

Um dos momentos mais transformadores dos meus alunos nos cursos de oratória que ministro para o Clube de Oratória e Liderança de Joinville e para a Ecamp (Campinas, SP), acontece num dos módulos que abordo numa aula de semiótica onde demonstro que na comunicação humana as palavras têm a menor participação comunicativa. Em dado momento provo que muitas vezes em discursos ou falas entusiasmadas e empolgantes as palavras não comunicam absolutamente nada.
Golpistas são especialistas nesse assunto. Muitos têm feito milhares de vítimas por telefone. Comigo mesmo, duas vezes tentaram. Como tornei-me um observador (acima da média) das "falas", desmascarei logo no início os golpistas e ainda não faço parte das estatísticas de sucesso desses criminosos.
Eles são excelentes "falantes" e sempre enveredam para o emocional. Como somos humanos, seres emotivos por natureza, facilmente caímos nas suas lábias.
O vídeo abaixo, apesar de longo (30 minutos) você deveria assistir. É o relato de uma vítima (Solange Antonia Franke) de golpistas acontecido no início deste mês de novembro. Ela é amiga de uma colega (Luciana Vieira) que fez faculdade de comunicação social comigo, portanto você pode confiar, é um depoimento verídico.

Se você teve paciência pôde observar no corajoso relato dessa vítima o quanto esses golpistas são preparados. E estejam certos, o jeito como eles falam é convincente, mesmo que as palavras ditas sejam suspeitas.
Li o livro e assisti o filme sobre um dos mais ousados vigaristas brasileiro, Marcelo Nascimento da Rocha. O filme "Vips" revela como esse "vigarista" tem um talento impressionante para inventar histórias. Paranaense, começou dando pequenos golpes e atingiu o "ápice de sua carreira" ao enganar o apresentador Amaury Jr. no Carnaval do Recife, em 2001, ocasião em que fingiu ser filho do dono da empresa de aviação Gol.
A escritora Mariana Caltabiano procurou por Marcelo em 2003, período em que o vigarista, então com 29 anos, estava preso no Centro de Triagem de Curitiba. Foi lá que ela gravou as doze horas de entrevistas que resultaram no livro "Vips - Histórias Reais de um Mentiroso", lançado pela editora Jaboticaba em 2005. Recomendo a leitura do livro e o filme.
A obra ganhou duas versões cinematográficas - uma ficcional, "Vips", dirigida pelo cineasta Toniko Melo e estrelada por Wagner Moura (o Moura está sensacional) e outra documental, produzida pela própria Mariana.
Se você acha que a Solange, do vídeo acima, foi ingênua, depois de ler o livro e assistir ao filme, não irá condená-la, com certeza.
Na autobiografia "Prenda-me se for capaz", que inspirou Steven Spielberg a dirigir sua adaptacão para as telas, são narradas as histórias de Frank Abagnale Jr., um dos maiores golpistas da história mundial e que, aos 16 anos e sem dispor de muitos recursos financeiros, iniciou sua trajetória forjando identidades e obtendo vantagens a partir delas. Uma das identidades assumidas foi a de piloto da Pan Am. Abagnale viajou pelo mundo de graça, usando os privilégios de passagens para pilotos e realizou diversos golpes através desta identidade fictícia.
Nos três casos podemos notar a presença de uma constante fundamental: a criação de um contexto de familiarização criando um laço de confiança - tornando os personagens confiáveis, quase reais. Nos filmes você verá que ainda mais do que o jeito como se fala, o corpo é quem mais "fala" na comunicação humana.
Se depois de tudo isso ainda não estiver convencido dessa última afirmação acesse www.clubedeoratoria.org.br e inscreva-se no Curso Básico de Oratória com Ênfase em Liderança (apenas 20 horas).



Um comentário:

  1. Altamir, obrigada por divulgar o caso da minha amiga Solange. Era o que ela queria ao fazer um depoimento em vídeo sobre o golpe que ela caiu. O vídeo serve de alerta e de discussão e foi o que você fez neste espaço. Gostei de refletir contigo, principalmente das várias menções que você fez sobre os golpes famosos. Espanta-me ver a criatividade dos golpistas. Pena que eles usam a inteligência para o lado do mal... Um abraço!

    ResponderExcluir