quarta-feira, 10 de abril de 2013

Formar líderes e oradores qualificados. Missão sendo cumprida desde 1979

O Brasil já viveu um período dominado pela Ditadura Militar que matou ou desapareceu com milhares de brasileiros país afora. Liderar, naquela época, era arriscar-se à morte. Mas, esse período sangrento foi vencido pelas forças democráticas alicerçadas no direito à livre expressão. Para tanto, foi necessário recuperar o tempo e as lideranças reprimidas.

No dia 10 de abril de 1979 nascia, em Joinville, SC, uma das entidades da sociedade civil organizada que mais tem contribuído, desde então, para a formação de oradores qualificados e líderes, o COL (Clube de Oratória e Liderança) de Joinville.
No dia 08 de abril, cumprindo sua orientação estatutária de assembleia às segundas segundas feiras de cada mês, sócios, convidados e formandos participaram de mais um evento festivo da ONG (Organização Não Governamental).
Na ocasião, o empresário Robson Roque Heidemann, diretor da Kyly Têxtil, de Pomerode, SC, recebeu da presidenta Mônica da Silva Robert o troféu de "Melhor Orador", pois fora eleito pelos alunos do Curso de Oratória e Liderança com Ênfase em Desinibição realizado no início do mês.
Heidemann diz que está muito satisfeito com o resultado do curso e já determinou ao RH da sua empresa a inscrição de sete colaboradores no próximo que acontece em julho. "O pragmatismo é muito importante para mim, bem como a aplicabilidade do que é ensinado. 100% do que aprendi é aplicável em minha vida diária. Além do que prezo muito cursos que tenham um efeito positivo na qualidade de vida das pessoas, e mais ainda quando este efeito acontece de forma rápida".
Outra formanda eleita "Melhor Oradora" pelo mesmo grupo recebeu o troféu do presidente Mário Lúcio Floriani. A advogada Jeana Paola Adriano afirma que o curso oferece muito mais do que o conhecimento das técnicas da oratória e de liderança. "Passamos a conhecer muito melhor a nós mesmos, nossa capacidade, nossos limites e a ampla possibilidade de superá-los. O conhecimento dos instrutores, não somente em relação às técnicas, mas especialmente em relação ao tratamento inter-pessoal com os instruídos, é fantástico".
Já o estudante Airton Akio Sato, eleito o orador que teve a "Maior Evolução" durante as 20hs do curso, disse em seu discurso de agradecimento que está surpreso com a sua própria evolução e o quanto está mais seguro para enfrentar plateias. "Agradeço muito o que os instrutores e o curso fizeram por mim". Ele recebeu o troféu do fundador do clube, empresário Laércio Beckhauser.
Eu e meu auxiliar de instrutor, o ambientalista João Carlos Farias, também recebemos uma emocionante homenagem, dos formandos.
 As COLeanas Jeana Paola Adriano e Mariana de Limas, presentearam-nos, em nome da turma, com o box "Dois homens que mudaram o mundo" contendo dois livros com as biografias de Albert Einstein e Charles Chaplin. Nas suas falas elas justificaram a escolha deste presente porque o curso provocou uma transformação impressionante nos participantes tornando-os pessoas melhores preparadas para os desafios da oratória e liderança. Agradeci emocionado o carinho e gentileza.
Os alunos, além dos troféus, receberam os seus respectivos certificados de conclusão de curso e posteriormente participaram da solenidade de posse da diretoria que vai liderar o clube de abril de 2013 a abril de 2015.

Os formandos receberam os seus certificados do primeiro presidente do COL, o advogado Jaime Geraldo Pereira.
Duas diretoras também participaram do curso. A advogada Fernanda Benedetti Batistella diz que o curso não muda as pessoas. "Melhora! E esse é o primeiro e importante passo para uma futura mudança, e melhorar significa muito nos dias de hoje". Para ela, o curso, por ser dinâmico e interativo, desenvolve muito os alunos.
Outra diretora, Avanir Luciane Herzmann Cardoso, que é facilitadora de pathwork, destaca o cuidado que o instrutor tem nas correções e observações das apresentações de cada aluno. "Me senti respeitada e em nenhum momento constrangida por seus comentários e observações. Isto é importantíssimo em um ambiente de aprendizagem".
O curso contou com a participação de moradores de outros municípios vizinhos, como o empresário Daniel de Bona, de Garuva. Ele diz estar muito grato e feliz de ter participado deste curso. "É realmente muito bom. Os professores excelentes. Nos oferece um conhecimento que muitos deveriam ter. Provoca uma grande transformação".
O cartorário Evandro Antunes Teixeira, de Araquari, pontua que os exercícios práticos auxiliam muito no aprendizado e que vai recomendar o curso para os amigos. "Porque a evolução no aprendizado da oratória foi verificada em todos os participantes. O curso ajuda muito as pessoas a se comunicarem melhor".
O curso contou com a participação de 24 alunos e alguns diretores também estiveram na sede recreativa do Sindicato dos Radialistas de Joinville algumas noites, local onde foi realizado o treinamento.
No evento festivo a advogada Mônica da Silva Robert foi diplomada presidenta pelo seu antecessor, o presidente Mário Lúcio Floriani, que agora se integra ao grupo do Conselho de Presidentes.
Em seu discurso de despedida, Floriani disse: "I have a dream", que tem o sonho de ver o clube ainda mais dinâmico e atuante, agora sob o comando da advogada. "Tenho a honra de ter feito minha sucessora, uma mulher, a primeira a liderar o clube que comemora 34 anos".
Da mesma forma, Mônica da Silva Robert reiterou, em seu discurso de posse, que dará continuidade a todos os projetos iniciados e parcerias firmadas pela diretoria que está sucedendo. "É meu compromisso pessoal contigo, presidente Floriani".
Foi na gestão dele, por exemplo, que o COL idealizou e realizou o projeto do vídeo documentário "O rio que teima pela vida", agora uma peça oficial do governo municipal de Joinville para a educação e conscientização ambiental.
Outros diplomados no evento festivo:
 Lucas Azevedo Fonseca: "O curso cumpre o que promete. Elimina o maior 
medo da humanidade. Transforma os tímidos e inseguros em confiantes"

Zenaide Belli Bogo: "É o melhor aprendizado que já tive. Vou recomendar a 
muitas pessoas. Não imaginava que seria tão importante para mim". 

Mauro Cesar Ronchi: "São ótimas as técnicas aplicadas no curso.
Os instrutores de alto nível e muito dedicados"

Maikon Ronsani Borges: "O curso é planejado, organizado e o conteúdo contempla dicas simples e altamente eficazes com uma didática excelente dos instrutores.
O bom humor empregado facilita o aprendizado, além da franqueza,
 honestidade e objetividade nas avaliações".

Hélio Satoshi Hanai: "Com o curso, nos últimos dias, percebi uma melhora significativa não somente na maneira como discurso, mas também na minha comunicação"

Gabriel Roberto Buerger: "O conteúdo do curso é denso e bem objetivo com práticas que induzem à melhoria imediata. Os instrutores, muito simpáticos e atenciosos, promovem um ambiente agradável e cordial"

Luiz Antonio Coimbra Krein: "A cada aula recebemos instruções que são colocadas em prática. Estas excedem as expectativas, seja em veracidade ou utilidade. Tive um resultado acima do esperado compensando todo e qualquer investimento"

Neste curso decidimos colocar em prática uma inovação no seu programa. A de transformar a formatura numa aula de organização de eventos. Assim, 15 alunos participaram de atividades diversas.
Luiz Krein foi quem fez a saudação de aniversário pelos 34 anos do clube

Luciane Cardoso atuou na recepção

Também atuou na recepção Robson Heidemann. Quem chegou mais cedo para ajudar a organizar o lay-out e instalar equipamentos foi Airton Sato e Paulino Rosanski.
Receber autoridades foi tarefa de Álvaro Bogo. A distribuição dos vales-jantares aos formandos foi realizada por Fernanda Batistella. Zenaide Bogo e Mariane de Limas acompanhavam às mesas os convidados.
As fotografias são de Jeana Paola. A tarefa de cronometrar os discursos e sinalizar o tempo, de Hélio Hanai. A saudação de boas vindas aos presentes foi praticada por Mauricio Zago e a conferência se todos foram servidos com o bolo comemorativo coube ao Lucas Fonseca.
O encerramento com desmonte dos equipamentos e levar tudo à sede do COL foi tarefa de Mauro Ronchi. O evento foi perfeito com toda a pauta cumprida rigorosamente nos seus horários planejados.
Outros momentos do evento:











Diretoria Gestão 2013/2015: Jéssica Andrade, Luciane Cardoso, eu,
Mônica Robert, Fernanda Batistella e Tânia Welter

Me digam se o Floriani não é um grande amigo? Ele faz uma mulher sucedê-lo e ela forma uma diretoria só de mulheres! Me sinto "bendito" entre elas. O único representante do gênero que comandou este clube por 34 anos! Obrigado Amigo. Vai ser muito bom ter essas diretoras lá em casa de vez em quando e cozinhar para elas.

Outras fotos do curso:
 A personagem "O despreparado", criada no clube e protagonizada por
João Carlos Farias cria um momento de muita descontração com sua atuação 
rica em exemplos de como não deve se comportar um orador

"O despreparado" entra em cena por apenas 15 minutos durante o curso.
Mas, ele é um abusado com os alunos que aprendem se divertindo 

 Nesse momento "O despreparado" começa a sair de cena
 e fica aquela vontade de "eu queria mais..."

Em cada módulo os alunos elegem o melhor orador que, após apuração é revelado,
 recebe brindes e faz um discurso com a técnica de agradecimento. 
Nesse módulo, a Mariana de Limas ganhou um brinde adicional, trazido da Índia. 
Ela comemorou muito a conquista e as pulseiras indianas

Leia mais sobre o tema neste blog:
Superação do medo e da inibição


Parceiros do COL Joinville

4 comentários:

  1. Parabéns pela matéria completa, e rica em detalhes da realização do curso. Foi muito gratificante passar todos os momentos desta etapa do COL. Obrigado e abraço a todos os coleanos nesta data festiva. João Carlos Farias

    ResponderExcluir
  2. Que legal!!!!! Fiz o curso já a alguns anos e continuo colocando em prática o que aprendi.. . na área profissional e até mesmo na área pessoal em coisas do tipo...como começar a escrever uma frase ou um texto no Facebook... : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana Sheila Rosskamp. Acompanhe as atividades e participe. Programe-se para o evento de formatura de julho. Abraço.

      Excluir
  3. Texto que retrata fielmente os acontecimentos e a dedicação dos instrutores e ex-presidentes e COLeanos em prol do desenvolvimento na área de comunicação humana de todos participante do Clube e dos alunos nos cursos... Parabéns Altamir e toda equipe de instrutores...

    ResponderExcluir