quinta-feira, 14 de junho de 2012

Oratória para candidatos

Falar em público é um dos maiores medos humanos. Enquanto o medo da morte é o sétimo colocado na lista, o de falar em público é o primeiro. E mais da metade da humanidade tem medo de falar em público. Então, quando você ouvir alguém dizer "prefiro morrer a ter que falar em público", acredite; é a mais pura verdade!
Prés-candidatos e filiados do PMDB de Garuva, SC, participaram do Curso de Oratória e Liderança com Ênfase Política no feriadão de Corpus Christi

O homem é um ser essencialmente político e a democracia se consolida na política partidária. Assim, muitos cidadãos que poderiam ocupar cargos públicos não estão lá por conta desse medo que os impede de um dia ser candidato.
Outros, que não sofrem com o medo, se intimidam por não se sentirem seguros no domínio das técnicas da fala em público, da defesa de ideias, da prática do discurso. E também ficam de fora.
Em Garuva, região nordeste de Santa Catarina, uma agremiação partidária decidiu investir nos seus candidatos. 
Entre os participantes, ex-vereadores, presidente de partido, prés-candidatos a prefeito e vereadores e militantes. Alguns enfrentavam o medo, outros queriam aprender as técnicas e, ainda outros, faziam uma atualização.
Aqui o grupo pratica um exercício para melhorar a dicção, para ajudar a resolver o problema de quem tem "fala curta" como disse um dos participantes, Mário Cardoso Silveira

O presidente da agremiação partidária também participou integralmente do curso. Ele recomenda por oferecer ensinamentos para toda a vida. "Torna as pessoas mais confiantes, nos faz entender e respeitar as diferenças, além de sistematizar a troca de experiências", diz Júnior Saad.
O curso tem uma dinâmica de alternância de teoria e prática. Todos praticam discursos, são filmados e avaliados coletivamente, o que oferece uma troca de saberes de elevada produtividade

O pré-candidato a prefeito diz que foram as horas mais bem aproveitadas que já teve em sala de aula. "Como prefeito, vou fazer um projeto para que Garuva implante curso de oratória nas escolas. Vejo que na faculdade quase todos os estudantes têm problemas para apresentar seus trabalhos de conclusão de curso", anima-se Flávio Boeing, que já havia participado do Curso de Oratória com Ênfase em Liderança e decidiu participar deste, com Ênfase Política, também.
O advogado Otávio Moreira da Silva Neto (direita) foi eleito pelo grupo o "Melhor Orador da Turma" recebendo o troféu de Flávio Boeing

No término do curso o grupo elege (voto secreto) o "Melhor Orador da Turma". O advogado Otávio Moreira da Silva Neto foi o escolhido. "O curso é engrandecedor, é meio de aquisição de conhecimento, seja para utilização na vida profissional, seja para ser utilizado no cotidiano", diz o advogado.
Ele ainda destaca o domínio do assunto por parte do instrutor, o custo acessível e o conteúdo do material didático "de fácil entendimento e compreensão".

Osny Pakuszewski (direita) foi eleito o orador com o "Melhor Discurso"

O grupo trabalhou com dedicação no feriado, quinta-feira, das 8h às 19h e no sábado das 8h às 15h. Para o segundo vice-presidente da executiva municipal do PMDB de Garuva, o curso oferece ensinamentos de grande valor tanto na comunicação humana quanto na política. "O curso proporcionou aos alunos uma melhora na comunicação, na argumentação política, além de oferecer dicas importantes de como se comportar como candidato", afirma Clésio Machado.
Durante o curso algumas apresentações são filmadas e feitas análises de adequações e inadequações. O conteúdo programático contempla ainda:

Técnicas de argumentações políticas
A estrutura do discurso político
O discurso de comício
O discurso em ambientes fechados
O discurso com pequenos grupos
O discurso na conversacão
A importância de saber ouvir
Técnicas de impostação de voz
A importância da linguagem corporal
O jeito de falar com autoridade sem ser autoritário
Técnicas de argumentação e discursos de improviso
Técnicas de postura (elegante) e vestuário
Técnicas para afastar o medo e a timidez
Técnicas para melhorar a dicção
Técnicas de elaboração de discursos curtos
Técnicas para falar com naturalidade e eficiência
Técnicas para superar o “branco”
Técnicas no uso de microfone
O empresário Oziel Fernandes Mattos diz que nos seus 36 anos de vida o curso foi uma experiência única. "Aprendi como me expressar e como me comportar quando falar com o público. Foi uma experiência muito importante para a minha vida e carreira política".
O mecânico de manutenção Luis Moises Stocco diz que ele gostaria que muita gente fizesse esse curso. "Jovens, adultos, professores etc. Eu, particulamente, adorei. Uma das abordagens mais importantes para mim é como o curso destaca o respeito às pessoas no dia-a-dia".

Sugestões de leitura neste blog:
http://www.jornalistaandrade.blogspot.com.br/2009/03/bons-oradores-tem-melhores-cargos-e.html
http://www.jornalistaandrade.blogspot.com.br/2011/10/analfabetismo-politico-um-dos-piores.html

http://www.jornalistaandrade.blogspot.com.br/2012/01/o-maior-medo-do-mundo-tem-cura.html
http://www.jornalistaandrade.blogspot.com.br/2011/11/golpistas-sao-excelentes-oradores.html
http://www.jornalistaandrade.blogspot.com.br/2011/11/o-domador-de-palavras.html

http://www.jornalistaandrade.blogspot.com.br/2009/03/escolas-de-jornalismo-nao-ensinam.html
http://www.jornalistaandrade.blogspot.com.br/2011/09/como-explicar-isso-comunicacao-e-coisa.html
http://www.jornalistaandrade.blogspot.com.br/2012/04/melhor-oradora-e-maior-evolucao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário