segunda-feira, 12 de março de 2012

O rio que teima pela vida

No Dia Mundial da Água, 22 de março, o COL (Clube de Oratória e Liderança) põe no ar, na internet, o documentário "O rio que teima pela vida". A obra terá como destino transformar-se em peça de educação e conscientização ambiental.


Imagens surpreendentes, como essa, vão revelar um rio desconhecido da população joinvilense e confirmar que ele está mais vivo do que muitos industriais poluidores desejariam

O COL, já em 1993 patrocinara um projeto de associado que discutia a situação do rio. “Um rio Cachoeira perene, despoluído, piscoso e navegável” era o nome do projeto que circulou com palestras por várias escolas e entidades do município.
Quase vinte anos depois, agora com recursos públicos conquistados através de projeto disputado com outras entidades em edital do FMMA (Fundo Municipal do Meio Ambiente) de 2011, o vídeo deverá se transformar numa peça oficial do município para fins didáticos em suas escolas. 
Cortina natural que atravessava o rio Cachoeira ligando os bairros América e Saguaçu é mais uma das paisagens desconhecidas da maioria dos joinvilenses

A obra foi produzida especialmente para professores, governantes, ambientalistas e líderes comprometidos com a recuperação e preservação do Cachoeira, para que possam usá-la como elemento ilustrativo nos seus discursos.
O lançamento oficial à comunidade acontecerá na festa de aniversário de 33 anos do clube, no dia nove de abril próximo.
Vídeo é sobre trecho de apenas um quilômetro do Rio Cachoeira no centro de Joinville, entre o Mercado Público e a ponte da rua Itaiópolis

Algumas imagens que compõem o documentário começaram a ser captadas em 2005. As especialmente feitas para a produção têm emissão zero de carbono, já que os deslocamentos dos sets de filmagens foram feitos de bicicleta, barco à remo e à pé.

Leia mais sobre o tema neste blog:

http://www.jornalistaandrade.blogspot.com/2011/11/duas-ongs-comprometidas-com-o-cachoeira.html


E também noutras publicações:
Edição 776 do JOV (Matéria de contra-capa do Jornal O Vizinho)
Edição 775 do JOV (Matéria de contra-capa do Jornal O Vizinho)
Edição 773 do JOV (Matéria de capa do Jornal O Vizinho)
Edição 769 do JOV (Matéria de capa do Jornal O Vizinho)
Edição 048 do JOG (Matéria de contra-capa do Jornal O Garuvense)
Edição 002 do JOA (Matéria de contra-capa do Jornal O Araquariense)
Edição 005 do JOA (Matéria de contra-capa do Jornal O Araquariense)


6 comentários:

  1. sem comentários, as imagens são por demais eloquentes.

    ResponderExcluir
  2. Altamir, orgulho de tê-lo como amigo! Parabéns pelo maravilhoso trabalho! Ao ver as imagens, em especial a das capivaras, fico me perguntando quem irá falar em nome desses animais que insistem em viver e habitar o rio Cachoeira? Você, eu, a comunidade tem o dever de fazer isso! Um abraço! P.S.: as imagens são incríveis!! Show!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Altamir e a todos que estão participando deste projeto.

    Cabe aqui uma citação: "Viver é de todos; viver bem, de poucos; viver com ciência e consciência, de pouquíssimos"(Mantegazza)

    Arnaldo Fortuna

    ResponderExcluir
  4. Projeto louvável!!! o rio Cachoeira implora de joelhos para ser salvo. Com certeza o que puder fazer estarei disposta a ajudá-lo. A capivara e seuss filhos são sempre meu motivo de parar e caminhada e apreciar a natureza sem esquecer do amado jacaré Fritz que luta para sobreviver no nosso rio.

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo Altamir Andrade !

    Nós, com apoio de alguns joinvilenses abnegados associados ao MOVIMENTO ECOLÓGICO HARMONIA em 1983 (e oficializado em 1985) realizamos diversas campanhas para educação ambiental em Joinville (e em outras partes do País e exterior em conjunto com Green Peace, etc...).

    Uma das campanhas denominamos : 1º TORNEIO DE PESCA SIMBÓLICA NO RIO CACHOEIRA . Isso foi em 1988 (O Durval Schmidt, da DICAS, na época nos prestigiou), mas fica a sugestão de repetir-mos esse "torneio de pesca " neste ano (2012).
    Blz ?
    Parabéns pela tua campanha , conte sempre comigo. Saudações ecológicas : Aurélio Mayorca

    ResponderExcluir
  6. Caro Altamir Andrade.
    Estas imagens me fez recordar os tempos de infância onde aprendíamos a caçar com ("setra", "funda", "schlóida"), nem sei como se escreve. Foram-se anos e, a cada dia, nosso sentimento de preservação e atendimento a esses animais só aumenta a cada dia~.
    Vemos, vivemos e damos exemplo de proteção à natureza, animais e até ao ser humano menos afortunado.
    Creio que mais alguns anos todas as gerações terão esse perfil de preservação e proteção pois, nossos filhos, já não são capazes daqueles proezas que tivemos na nossa infância.
    Vamos também trabalhar para ter um "Parque Zoobotânico" à altura do aprendizado e exemplo que nossas crianças precisam.
    Parabéns pela tua luta e vá em frente.
    A natureza agradece.
    Julio Fialkoski
    Conselheiro Federal dos Engenheiros e Agrônomos.

    ResponderExcluir