sexta-feira, 22 de março de 2013

IVC finaliza projeto e escola se torna referência

A manhã do Dia Mundial da Água, no 22 de março de 2013, foi de comemoração entre ambientalistas, professores, gestores públicos e comunidade da Estrada Palmeiras, do bairro Rio Bonito, no Distrito de Pirabeiraba, em Joinville, SC.
Às 10h, dezenas de convidados serviram-se de delicioso café para a comemoração que contou com a presença do secretário municipal de educação, Roque Mattei e parte da sua equipe.
Na Extensão da Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental Hermann Müller, o IVC implantou dois sistemas que são modelo de sustentabilidade e financiados com recursos públicos do FMMA (Fundo Municipal de Meio Ambiente) em parceria com a Fundema (Fundação Municipal do Meio Ambiente). 
O mais complexo trata-se da coleta, reservação, tratamento e aproveitamento da água de chuva. O segundo, a transformação de todo o resíduo orgânico da escola, e também das casas dos alunos, em adubo via compostagem.
Todo o projeto pode ser conferido no fim desta postagem com diversos links de reportagens feitas durante a implantação.

Ao visitar os sistemas instalados pelo projeto Eco-Escola implantado pelo IVC (Instituto Viva Cidade), Mattei ficou entusiasmado.
"É isso que precisamos fazer em todas as escolas do município", comemorou o secretário, que fez a abertura oficial do evento.
O presidente do IVC, ambientalista João Carlos Farias, mais uma vez reiterou ao secretário que os voluntários da Oscip (Organização Social Civil de Interesse Público) desejam realizar mais parcerias como esta. "Diga ao prefeito Udo e a toda a sua equipe na Secretaria de Educacão, que os associados do IVC querem ajudar o poder público a realizar obras como esta, que promovem enormes benefícios ambientais para as comunidades onde são implantados".

O casal Marcos Llerena e Rosenete Eberhardt valorizaram o evento com músicas de repertório próprio exaltando a natureza. A diretora da escola, professora Silvane Aparecida de Almeida Silva, lembrou aos participantes que o casal é da comunidade do Rio Bonito.
Os responsáveis pelas obras de instalação dos equipamentos do Eco-Escola estavam felizes com mais este projeto, pois cada peça, cada sistema é um elemento didático, de pesquisa, estudo nas aulas da escola que é uma das mais comprometidas com o meio ambiente que o IVC tem conhecimento. "Fizemos uma pesquisa para eleger qual escola municipal iríamos premiar com esse projeto. Ao conhecer a Hermann Müller e o trabalho dos seus professores não tínhamos dúvidas", diz Farias, que também é conhecido como Doutor Água e que nasceu no dia 22 de março, sendo homenageado com o tradicional "Parabéns a você", numa iniciativa da diretora.
Outras imagens do evento:






Leia mais sobre o tema: 
Escola modelo é 100% meio ambiente
Matéria oficial sobre o evento no sítio da Prefeitura
A primeira confraternização do IVC
Eco-Escola entra em operação na inauguração da Gibiteca
Diretoria IVC Gestão 2012/2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário