terça-feira, 16 de julho de 2013

Público já pode acessar vídeo na internet

“Avaliado por nossos técnicos, conferimos que o vídeo vem ao encontro deste momento da empresa que está investindo na implantação da rede pública de coleta e tratamento de esgoto”, diz o presidente da CAJ (Cia Águas de Joinville). “Esse documentário deve ser exibido em locais públicos e acompanhar, sempre que possível, as palestras e reuniões que a empresa realiza para conscientizar a população a ligar o esgoto na rede pública de coleta e tratamento”, determinou Nelson Possamai.

O vídeo-documentário “Se ligue no esgoto”, produzido pelo COL (Clube de Oratória) para a Cia Águas de Joinville, tem por objetivo conscientizar a população a ligar o esgoto na rede pública de coleta e tratamento. Ao disputar edital público e conquistar patrocínio da CAJ para a realização do projeto, o clube produziu o vídeo-documentário de treze minutos e trabalha, agora, na produção de um jornal temático. Estas peças didáticas acompanharão, a partir de agosto, palestras em escolas de Joinville, priorizando as inseridas na Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira.
A iniciativa do COL é comemorada por ambientalistas. 

Cardume fotografado em junho de 2013 da passarela sobre o rio Cachoeira em frente ao Centreventos Cau Hansen

O presidente do IVC (Instituto Viva Cidade), Oscip (Organização Social Civil de Interesse Público) parceira, diz que o projeto contempla um conjunto de atividades que serão aproveitadas para marcar os cinco anos de fundação da entidade ambientalista. “Fundado em agosto de 2008, o IVC, que antes era a ONG Instituto Viva o Cachoeira, acompanhará todos os eventos deste projeto do COL”, comemora João Carlos Farias.
O projeto “Se ligue no esgoto” é financiado pela Cia Águas de Joinville, patrocinado pelo Clube de Oratória e jornais O Vizinho, O Joinvilense, O Garuvense e O Araquariense.
Em reunião realizada dia 11 de julho, o vídeo “Se ligue no esgoto” foi submetido a avaliação de representantes da Coordenação de Educação Socioambiental, da Assessoria Planejamento e Desenvolvimento Institucional, da Assessoria de Planejamento e Gestão da Qualidade, da Assessoria de Comunicação e do presidente da CAJ
 
Após a avaliação dos técnicos, a obra foi aprovada por todos os presentes na reunião em análise referente a cada área representada. "Portanto, considera-se que o vídeo está de acordo com os interesses da Companhia e pode ser veiculado como parte do projeto desenvolvido”, oficializou a assessora de comunicação Ana Lígia Pinto Lampugnani.

A falta de conscientização e o desrespeito à natureza ainda é flagrante na sociedade joinvilense. Este acúmulo no rio Cachoeira é perto do Mercado Público registrado em maio de 2013

A presidenta do COL também se anima com as palestras que serão realizadas nas escolas. “Vamos incentivar as crianças a cobrarem de seus pais que eles parem de jogar o esgoto das suas casas na rede pluvial, nas bocas-de-lobo”, explica a advogada Mônica da Silva Robert.
Fundos de casa de morador do bairro Bucarein

Com apenas 13 minutos, “o vídeo provoca no espectador um desejo, um sonho de ver o Cachoeira um rio onde se possa navegar, pescar, remar enfim, tê-lo de novo integrado como opção de lazer para os joinvilenses”, explica João Carlos Farias, que também é conhecido como “Dr. Água”.
Dezenas de capivaras moram no bairro Bucarein às margens do Cachoeira como se pode conferir nessa imagem captada em maio de 2013

Para o ambientalista, este sonho está cada vez mais próximo de se tornar realidade. “Se todos os domicílios da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira se ligarem na rede pública de esgoto, a poluição será mínima”, acredita.
É surpreendente a diversidade da flora do rio Cachoeira. Esta imagem é também no bairro Bucarein, no mês de junho de 2013

Estima-se que mais de 80% da poluição destes rios seja por esgoto doméstico. Além disso, o Cachoeira é uma ria, ou braço de mar, explica o engenheiro sanitarista da Cia Águas de Joinville. “O Cachoeira sofre influência das marés, uma espécie de ‘lavagem’ de no mínimo duas vezes ao dia, por conta das suas oscilações. Se parar de poluir, em pouco tempo ele se recupera ambientalmente”, prevê Pedro Alacon.
Engenheiro sanitarista Pedro Alacon acredita na recuperação ambiental do rio Cachoeira

Ele tem apenas nove anos de idade e gostaria de poder fazer o mesmo que o avô fizera na sua juventude, tomar banho no rio Cachoeira. O desejo do morador do bairro Santo Antônio, o menino Caue Alexandre Espindola Correa, de um dia poder voltar a nadar no rio Cachoeira, é uma esperança cada vez mais próxima de se tornar possível.
A mãe Claudia Espindola Guega Correa (centro) e a tia Ariane Correa, no mês de maio acompanharam Caue Alexandre Espindola Correa no set de filmagem montado sobre a passarela em frente ao Centreventos Cau Hansen

Outro grave problema nos rios da região é o assoreamento. Seus leitos estão completamente "aterrados" sendo que em muitos trechos já não há mais o canal natural de navegação. O mesmo problema está cada vez mais agravado na Baía Babitonga. 
Rio Cachoeira no bairro Saguaçu com seu leito completamente assoreado fica exposto nas marés baixas

Para os ambientalistas do IVC, os governantes precisam continuar investindo e incentivando investimentos privados para o retorno da navegação nos rios de Joinville e região. "Se começarmos a usar nossos rios nas suas vocações naturais, esportivas e de lazer, naturalmente a sociedade vai se reeducando para a recuperação e preservação ambiental", acredita João Carlos Farias.
"A implantação da rede pública de coleta e tratamento de esgoto em 100% dos domicílios joinvilenses também promoverá enorme recuperação ambiental do ecossistema regional", defende Mônica da Silva Robert.

Saiba mais sobre o projeto "Se ligue no esgoto":
Diretoria do COL aprova vídeo e se diverte com making off da obra
COL conquista edital da Cia Águas de Joinville
Projeto "Se ligue no esgoto" na íntegra
Resultado do Edital de Patrocínio 01/2013 da Cia Águas de Joinville


Parceiros do projeto "Se ligue no esgoto":
IVC (Instituto Viva Cidade)
Bureau de Comunicação e Eventos
Jornal O Vizinho
Jornal O Joinvilense
Jornal O Garuvense
Jornal O Araquariense

Saiba mais sobre o COL noutras postagens neste blog

Formar líderes e oradores é missão do COL 
Superação do medo e da inibição 
Vídeo COL ênfase política
Vídeo COL ênfase liderança
Vídeo "O rio que teima pela vida"
COL forma mais 16 oradores

Bons oradores têm melhores cargos e salários
O maior medo do mundo tem cura
Melhor oradora e maior evolução
Escolas de jornalismo não ensinam oratória

Escola modelo é 100% meio ambiente
Matéria oficial sobre o evento no sítio da Prefeitura
A primeira confraternização do IVC
Eco-Escola entra em operação na inauguração da Gibiteca

Diretoria IVC Gestão 2012/2014 
Ambientalistas ajudam CEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário