quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Uma mentira, de tão repetida, se torna verdade

Por anos, empresários criminosos, políticos corruptos e governantes maquiavélicos usaram, com a competência típica das quadrilhas, grande parcela das mídias e cristalizaram, no imaginário do joinvilense, que o rio Cachoeira estaria morto.
As falácias e as mentiras, por incrível que pareça, ainda persistem em alguns caras-de-pau. E não duvide que algumas destas falácias voltarão como proposta de governo nas próximas eleições!
Antes de apontar algumas especificidades quero mostrar o antídoto, ou parte dele, para neutralizar a ação do veneno destes "cobras" das corporações e da política.
Esta é a capa do jornal do projeto "Se ligue no esgoto", que na foto principal destaca o retorno dos guarás para a Baía Babitonga, prova inequívoca de melhoria ambiental deste frágil ecossistema

Como se pode conferir pelas logomarcas, trata-se de uma parceria entre a Prefeitura, Companhia Águas de Joinville e COL (Clube de Oratória e Liderança) para a realização do referido projeto que consiste de:
Exposições fotográficas “Cachoeira, um rio em transformação” e "O rio que teima pela vida"
Vídeo documentário “Se ligue no esgoto”
Vídeo documentário “Cachoeira, um rio em transformação”
Jornal “Se ligue no esgoto”
Palestra “Se ligue no esgoto”
Proposta de continuidade: O COL, em parceria com o IVC (Instituto Viva Cidade), assim como vem utilizando peças de educação e conscientização ambiental de projetos patrocinados por editais públicos de anos anteriores, também dará continuidade ao uso das peças deste projeto em suas atividades futuras, após conclusão deste projeto, ampliando indefinidamente o número de público atingido.

Esta é a página 2, onde o editorial destaca o maior propósito do projeto

O miolo da peça gráfica revela, com suas imagens, um rio Cachoeira cheio de vida e reporta a iniciativa de vinte anos atrás do COL. O Clube foi a primeira entidade da sociedade civil organizada a investir na discussão ambiental dos rios de Joinville, principalmente o Cachoeira.

A reportagem destas páginas centrais contraria a mentira dos discursos que ainda insistem em alimentar equivocadamente o imaginário dos joinvilenses

Ora, a repetição por tantos anos nas infinitas formas de que o Cachoeira estaria morto é oportuníssima para os membros dessa quadrilha. Se está morto, qual o problema de continuar despejando dejetos industriais, esgoto e outros descartes no rio Cachoeira?
A reportagem da página 7 revela que grande parte da população acredita mesmo que o rio Cachoeira esteja morto

Mesmo quando olha para ele, por mais limpo e cheio de vida que o Cachoeira possa estar, a maioria dos joinvilenses só enxerga lixo e não vê vida. Assim, se sente a vontade para continuar jogando lixo ou mesmo matar animais domésticos afogados em suas águas como mostra uma das fotos que ilustra a matéria.
A contracapa (página 8) do jornal "Se ligue no esgoto", ilustrada com outra foto considerada inusitada por muitos, revela a riqueza da biodiversidade da Baía Babitonga. Um pescador amador exibe o enorme peixe tarrafeado ao lado da ponte do bairro Espinheiros

Após a passagem do evento do projeto pela escola, a percepção dos alunos e professores, sobre os rios de Joinville, principalmente o Cachoeira, muda completamente. E o mais importante. Eles não serão mais enganados pelos mentirosos de plantão, pela mídia manipulada, por governantes e empresários criminosos. O projeto "Se ligue no esgoto" está fazendo um arrastão de conscientização para a melhoria da qualidade de vida através da conscientização e EA (Educação Ambiental).
Na página 6, uma reportagem sobre as duas entidades que se uniram em favor do rio Cachoeira e que estão provocando essa mudança de olhar na comunidade joinvilense, demonstrando que a sociedade civil organizada é capaz de interferir nos governos contribuindo com a sociedade
Na página 3, outra matéria chama a atenção para o grave problema provocado pelo descarte inadequado dos óleos de cozinha

 É este o impresso que as crianças e os professores das escolas que recebem o projeto levam para suas casas. É fato, que "uma mentira de tão repetida se torna verdade". Mas, associados do COL (Clube de Oratória e Liderança) e ambientalistas do IVC (Instituto Viva Cidade), através do projeto “Se ligue no esgoto”, que é financiado pela Cia Águas de Joinville e patrocinado pelos jornais O Vizinho, O Joinvilense, O Garuvense e O Araquariense, estão dando enorme contribuição à sociedade joinvilense para desmentir a mentira. Se você duvida que estão conseguindo, visite as escolas por onde passou o projeto!

Saiba mais sobre o projeto "Se ligue no esgoto": 
Educação ambiental com o projeto "Se ligue no esgoto"
Público já pode acessar vídeo na internet
Diretoria do COL aprova vídeo e se diverte com making off da obra
COL conquista edital da Cia Águas de Joinville
Projeto "Se ligue no esgoto" na íntegra
Resultado do Edital de Patrocínio 01/2013 da Cia Águas de Joinville

Parceiros do projeto "Se ligue no esgoto":
IVC (Instituto Viva Cidade)
Bureau de Comunicação e Eventos
Jornal O Vizinho
Jornal O Joinvilense
Jornal O Garuvense
Jornal O Araquariense
Saiba mais sobre o COL noutras postagens neste blog:
 
Formar líderes e oradores é missão do COL
Superação do medo e da inibição
Vídeo COL ênfase política
Vídeo COL ênfase liderança
Vídeo "O rio que teima pela vida"
COL forma mais 16 oradores

Bons oradores têm melhores cargos e salários
O maior medo do mundo tem cura
Melhor oradora e maior evolução
Escolas de jornalismo não ensinam oratória

Escola modelo é 100% meio ambiente
Matéria oficial sobre o evento no sítio da Prefeitura
A primeira confraternização do IVC
Eco-Escola entra em operação na inauguração da Gibiteca

Diretoria IVC Gestão 2012/2014 
Ambientalistas ajudam CEI 

Água da chuva nos banheiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário