sexta-feira, 5 de julho de 2013

UFPR & Clube de Oratória firmam parceria para formar empreendedores

Uma exemplar iniciativa da UFPR (Universidade Federal do Paraná) conta com o apoio do COL (Clube de Oratória e Liderança) de Joinville, SC. Trata-se do projeto "Mar Adentro" que  faz parte do Modelo Empreendedor, tema da monografia desenvolvida pelo graduando em oceanografia Marco Albrecht Schmalz, Vice Diretor de Projetos da Maris empresa júnior de Oceanografia e Aquicultura daquela renomada instituição de ensino.
A iniciativa da empresa júnior, que objetiva capacitar os participantes para o mercado de trabalho, tem parceria com o Camar (Centro Acadêmico da Universidade) e o COL Joinville.

Major da Polícia Militar Ambiental Adilson Sperfeld (direita) participou do Curso de Oratória e Liderança com Ênfase em Desinibição em julho de 2012 e recebeu o certificado do palestrante do evento de formatura, o ambientalista Leonardo Aguiar Morelli

O clube, criado em 1979, realiza cursos abertos a comunidade. De acordo com o major Sperfeld, "o curso efetivamente promove a mudança no comportamento perante plateia com a aplicação de técnicas específicas para discursos, aulas, palestras etc".Além dessa atividade, o COL também realiza cursos In Company priorizando parcerias com associações, universidades e entidades diversas. Como é o caso da recém parceria firmada com a UFPR, através do Campus do Pontal do Paraná.
Schmalz explica que a Maris tem como missão Empreender e aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e desenvolver consultorias e projetos, a fim de preparar os membros para o mercado de trabalho.
Como se pode conferir no estatuto do clube, entre os seus objetivos está "i) Estimular a eficiência e promover altos padrões éticos no desempenho dos negócios e das profissões".
O acadêmico destaca que uma das razões decisivas para essa parceria foi a facilidade e velocidade nas negociações "e principalmente pelo excelente nível do curso".
Anne Maia da Silva Gerber, técnica judiciária do Fórum de São Francisco do Sul, destaca como pontos positivos do curso a receptividade, a alegria e a dedicação do instrutor para o bom desempenho do curso

Previsto para acontecer nos dias 21 e 22 de setembro de 2013 (sábado e domingo), o coordenador do programa na UFPR explica que o curso será aberto a todos os interessados, sendo estes alunos de Oceanografia, Aquicultura, professores e funcionários e demais cursos e campus.
Schmalz informa ainda que o projeto “Mar Adentro” ofertará outros cursos que "não são encontrados nas grades curriculares de Oceanografia e Aquicultura, por preços acessíveis a realidade universitária". O de oratória foi um dos escolhidos após uma pesquisa de interesses com 101 participantes, que contemplou alunos, professores, funcionários e colaboradores do Centro de Estudos do Mar.
"A iniciativa servirá para dar conhecimentos técnicos para os participantes trabalharem as ideias despertadas nas “4as Empreendedoras” e também se capacitarem para o mercado de trabalho. Por isso “Mar Adentro”, pois estaremos nos preparando para enfrentar dificuldades e surpresas, semelhantes as tormentas dos mares, durante a jornada profissional".

"As Quartas Empreendedoras" levarão empresários e empreendedores da área ambiental, no intervalo de um mês, para palestrar e dividir as suas vivências e casos com o público do Centro de Estudos do Mar e demais convidados. "Com esta ação os participantes serão aguçados a identificarem novas tendências e oportunidades do mercado, e assim desencadear o espírito empreendedor", acredita Schmalz.
Nos cursos realizados em Joinville, acadêmicos de diversas instituições de ensino também são estimulados à participação por seus mestres.
Filipe Longarete (direita) assistiu palestra do Clube de Oratória na Semana de Engenharia Mecânica da Udesc, em Joinville; depois participou do curso e o recomenda porque "corrigiu as falhas que eu tinha no momento de falar em público e também os erros de comunicação que eu também vejo em amigos meus. Com certeza o curso poderá ajudá-los, como me ajudou"

Marco Albrecht Schmalz destaca que o "Modelo Empreendedor" tem como objetivo incentivar o empreendedorismo e dar conhecimento ao empreendedor. "Assim, foi analisado que a oratória é um diferencial para quem tentará nesta área e também para os participantes que irão seguir na área acadêmica".
Predominantemente prático, o curso programado para a UFPR tem as seguintes abordagens:


√ Exercícios práticos, filmagem e análises de adequações e inadequações
√ Análises de inadequações gramaticais, vícios e cacoetes de linguagem
√ A importância da linguagem corporal, expressão e impostação de voz
√ Subjetividades privatizadas do orador X ouvinte
√ Técnicas de apresentação no uso de quadro branco, quadro de giz, flip chart
√ Técnicas de apresentação com recursos audiovisuais e multimídia
√ Técnicas de produção de slides (Formato de letras, tamanhos, cores, imagens etc)
√ Técnicas de apresentação no uso de microfones (lapela, sem fio, pedestal)
√ Técnicas de leitura e de apresentação de objetos e materiais nos discursos
√ Técnicas de apresentação de improviso na defesa de idéias (argumentação eficaz)
√ Técnicas da autocrítica e contínuo aperfeiçoamento da oratória
√ Técnicas de postura, vestuário, posicionamento de palco e lay-out de ambientes
√ Técnicas de relaxamento e para afastar o nervosismo e a timidez
√ Técnicas para o desenvolvimento da autoconfiança e espontaneidade
√ Técnicas de apresentação de pessoas e autoridades
√ Técnicas para melhorar a dicção e eliminar cacoetes
√ Técnicas do discurso de agradecimento
√ Técnicas para falar na TV, rádio e dar entrevistas
√ Técnicas de preparação de discursos e apresentações com roteiros
√ Técnicas para se tornar um bom ouvinte (premissa para ser orador e líder)
√ Técnicas para falar com naturalidade, eficiência e espontaneidade
√ Técnicas para evitar o brando e o que fazer se isso ocorrer
√ Técnicas de aproveitamento de saberes de cada participante

Leia mais sobre o COL neste blog:

Clube de Oratória decide parcerias com a SDR Joinville e Ajidevi
Formar líderes e oradores é missão do COL
Superação do medo e da inibição

2 comentários:

  1. Muito legal! A Gabi realmente me impressionou.
    Sou da turma dela e tenho o mesmo problema, mas não chego a chorar.
    Pena eu não ter conseguido participar, quem sabe numa próxima.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Isabel Fomin. Buscar ajuda, é isso que se faz quando se decide fazer o curso, é o primeiro passo para a superação.

      Excluir