quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Parceiro da Paz e da Sustentabilidade

Eleito que fui “Parceiro da Paz e da Sustentabilidade”, sou um dos que serei premiado e certificado em junho de 2012 durante a Conferência Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que a ONU realizará no Rio de janeiro. A solenidade de premiação acontecerá durante 1ª BIENAL LATINO AMERICANA DE SUSTENTABILIDADE, a realizar-se no Bairro da Lapa no centro histórico da capital carioca.
O processo para a edição 2012 foi concluído com o referendo de representantes de organizações internacionais que integram o Comitê Certificador, reunidos nos dias 11, 12 e 13 de novembro em Foz de Iguaçu, para avaliar os resultados da pesquisa realizada junto a mais de 6.500 comunidades de todo o país e de 14 mil profissionais de mídia, referente a 118 indicações na categoria “personalidades”; 34 na categoria “reconhecimento profissional”; 135 na categoria “instituições”; 58 na categoria “cidades” e 500 na categoria “empresas”
O programa “Parceiros da Paz e da Sustentabilidade” promove, premia e certifica o reconhecimento social de personalidades, profissionais de comunicação, instituições, cidades e empresas que, sob os olhos da sociedade, se destacam por concretamente contribuir para a promoção dos direitos humanos das presentes e futuras gerações, a partir do efetivo exercício da responsabilidade social e ambiental.


O Comitê é integrado por representantes das seguintes instituições:
iGWC - International Global Water Coalition, com sede na Suíça e escritório de representação na Bolívia, cuja criação foi aprovada em 2005 no Fórum Alternativo Mundial da Água, com a participação de expressivas lideranças mundiais, entre elas: Mário Soares (ex-Presidente de Portugal), Vandana Shiva (Índia), Maude Barlow, Tony Clark (Canadá) e Danielle Miterrand (França);
CDS – Conselho que dirige a Defensoria Social, criada como Gesto Concreto Nacional da Campanha da Fraternidade, com apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil tendo ampliada, em 2011, sua área de atuação para defesa das demandas da sociedade em prol da paz e da sustentabilidade para a América Latina;
ALADES – Agência Latinoamericana para o Desenvolvimento Sustentável, fundada em 1993 em Buenos Aires, responsável pela gestão, entre outros, do Programa Internacional de Apoio a Iniciativas Produtivas para a Proteção de Populações, Culturas e Biomas Naturais Ameaçados para a América Latina e Caribe;
Agência BRASIL SUSTENTÁVEL - Rede integrada por mais de 14 mil jornalistas, profissionais de comunicação, pesquisadores e ativistas de mídias independentes, presentes em 30 países. 

A primeira edição ocorreu em 2008 no marco das comemorações dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Desde então a avaliação segue critérios estabelecidos pelo Programa Internacional de Certificação Social de Qualidade, coordenado – na América Latina e Caribe – pela ALADES, mediante a aplicação da metodologia CERTIQUALITY WORLD, sendo que as indicações premiadas e certificadas só são conhecidas após o final do processo, evitando interferências, induções ou distorções que poderiam prejudicar a credibilidade e autonomia.
Fui premiado na Categoria Mídia, adotada a partir de 2011, para promover o reconhecimento social de veículos e profissionais de mídia com destaque na formação isenta da opinião pública sobre questões ligadas à sustentabilidade. Estou entre os dez brasileiros homenageados, com destaque na modalidade "Premium", segundo o comitê, por ser "editor do Jornal Comunitário “O Vizinho” de Joinville (SC), distribuído gratuitamente há mais de 20 anos, pela cobertura de denúncias contra a Fundição Tupy por disposição irregular de resíduos tóxicos industriais nas margens da Baía da Babitonga e manipulação das autoridades ambientais do Estado para reuso desses resíduos em atividade que causam danos à saúde pública".

Destaco, abaixo, as edições dos jornais e as postagens que fiz nesse blog, sobre o tema:
Edição 748 do JOV (Jornal O Vizinho) - Edição comemorativa de aniversário de Joinville com destaque de capa para o tema (reuso de areias de fundições) com entrevista exclusiva do representante da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) nas páginas 6 e 7.
Edição 750 do JOV - Destaque de capa para entrevista com o Bispo Diocesano de Joinville, Dom Irineu Roque Scherer e editorial sobre a denúncia da Defensoria Social.
Edição 751 do JOV - Destaque de capa para o embate sobre o tema com publicação na íntegra, de nota da Tupy Fundições S.A. (direito de resposta) e alerta da Defensoria Social sobre o que qualifica de ações intimidatórias da empresa contra o jornal, nas páginas 4 e 5.
Edição 032 do JOG (Jornal O Garuvense) - Nota na página 8 sobre a repercussão nacional feita no JOV.
Postagem neste blog sobre a reação da empresa contra esse jornalista e o JOV
Edição 040 do JOI - (Jornal O Joinvilense) - Destaque de capa para os riscos do reuso de areias de fundições contaminadas com o cancerígeno fenol e complemento de reportagem na página 3.
Edição 033 do JOG - Nota na página 8 sobre o embate do reuso das areias de fundições
Edição 752 do JOV - Destaque de capa alerta que a Calçada do 62 BI pode ser apenas a ponta do iceberg com reportagem da cobertura jornalística de audiência pública na CVJ (Câmara de Vereadores de Joinville) nas páginas 6 e 7 e comentário em editorial.
Edição 33 do JOG - Destaque na coluna de meio ambiente na página 8 sobre o evento na Câmara de Vereadores de Joinville.
Postagem neste blog sobre a repercussão do tema noutros veículos de comunicação.
Edição 753 do JOV - Destaque de capa para as novas denúncias feitas por vereadores contra o reuso de areias de fundições e repercussão do tema noutros veículos nas páginas 6 e 7.
Edição 37 do JOG - Destaque na coluna de meio ambiente na página 8 sobre a denúncia nacional contra a Tupy Fundições S.A. no Anuário Brasil Sustentável.
Postagem neste blog com o alerta de radialista à atitude perigosa da Tupy contra jornalista joinvilense.
Postagem neste blog de entrevista com o presidente do Sindicato dos Jornalistas sobre o tema.
Edição 760 do JOV - Destaques de capa para resposta da Fatma/SC aos questionamentos feitos pelos vereadores sobre o reuso das areias de fundições
Edição 761 do JOV - e edição 046 do JOI - Destaques de capa para resposta do prefeito de Joinville às perguntas dos vereadores sobre os casos de suspeita de câncer e suas relações com as areias de fundição
Edição 045 do JOI - Destaque de capa para a resposta da Fatma que faz crescer suspeita contra fundição
Edição 046 do JOI - Destaque de capa para resposta do prefeito de Joinville às perguntas dos vereadores sobre os casos de suspeita de câncer e suas relações com as areias de fundição.

Edição 042 do JOG - Destaque na coluna de meio ambiente na página 8, alerta da Defensoria Social sobre a "Decisão Duvidosa" da prefeitura de Joinville em oficializar o reuso das areias de fundições.
Edição 762 do JOV - Destaque na coluna de meio ambiente na página 4, alerta da Defensoria Social sobre a "Decisão Duvidosa" da prefeitura de Joinville em oficializar o reuso das areias de fundições.

Esse reconhecimento não seria possível sem o apoio de três pessoas: Fabiane Carvalho e Jorge Mazotto (meus sócios) e Daiane Couto da Cunha (nossa funcionária). Estes são meu tripé e meus maiores patrocinadores nessa minha caminhada no jornalismo ambiental.

Segue a relação completa dos eleitos PARCEIROS DA PAZ E DA SUSTENTABILIDADE - EDIÇÃO 2012/2016 e informações gerais do programa:
Candidaturas e seleção
As indicações são feitas por organizações e movimentos sociais, populares e sindicais com reconhecida atuação nas áreas indicadas, definindo a amplitude geográfica da pesquisa de opinião junto às comunidades, áreas de influência com cálculo da pontuação de 0 a 10 (para mais ou menos). No caso de empresas, há ainda o cruzamento dos resultados de consultas e pesquisas de campo, com informações de bancos de dados públicos e mídias (consolidadas e independentes), quanto ao cumprimento da legislação, ética concorrencial, compromissos com a comunidade, governança e transparência corporativa.
A seleção, nas modalidades Gold e Premium, se baseiam na comprovação de mais de 90% das conformidades em relação às condicionantes estabelecidas pelo Comitê Certificador. Para a modalidade Certified Plus exige-se média entre 8,0 e 9,0 e na modalidade Certifified, notas entre 7,0 e 8,0. São negativadas as que apresentam desempenho de 0 a -10 (zero a dez negativo), sendo que a avaliação se desenvolve em 3(três) etapas para aferição das conformidades:
 A – QUANTITATIVA - Pesquisa de campo nas áreas do entorno das unidades produtivas;
 B – QUALITATIVA - Pesquisa Institucional com cruzamento de informações públicas em relação à legislação, normatizações e presença positiva na comunidade e na mídia, a partir de parâmetros sociais e ambientais e,
 C - TÉCNICA - Avaliação de processos produtivos.
Solenidade de Premiação
A premiação e entrega das certificações ocorrerá no dia 05 de junho de 2012 (DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE) em solenidade durante 1ª BIENAL LATINO AMERICANA DE SUSTENTABILIDADE, a realizar-se no Bairro da Lapa no centro histórico da capital carioca, durante a Conferência Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que a ONU realizará no Rio de janeiro.
Premiados
Categoria PERSONALIDADE
Modalidade Gold
Jacob Federmann, empresário da Construção Civil, fundador e dirigente do Grupo SENPAR – Terras de São José, pioneiro em empreendedorismo sustentável com a introdução do conceito de condomínio fechado no Brasil, há mais de 30 anos (Terras de São José - TERRAS I) e na adoção de inovações tecnológicas para o reuso de água em assentamentos humanos (TERRAS II), ambos em Itu - SP
Modalidade Premium
Venâncio Zezokemae – Cacique da Etnia Haliti - Reserva Indígena do Rio Formoso, Vice Presidente da Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Tangará da Serra e região (COOPERVIDA-MT), coordenador da campanha em defesa do reconhecimento Cabeçabol como modalidade olímpica, buscando legitimar a participação das populações tradicionais e indígena nas Olimpíadas de 2016.
Modalidade Certified
Adilso Afonso da Silva, agricultor familiar, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tangará da Serra - MT pelas ações de apoio a iniciativas produtivas para a proteção ambiental dos biomas do Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica;
Alexandre Anderson, pescador, Presidente do Sindicato dos Pescadores do Rio de Janeiro, fundador da Associação Homens do Mar por sua luta contra a poluição das águas da Baía da Guanabara, poluídas pela Petrobras
Alexandre Pessoa - Pesquisador da FIOCRUZ-RJ pelo apoio científico às comunidades afetadas pela TK CSA (Thiessen Krupp – Companhia Siderúrgica do Atlântico) e à Campanha contra Agrotóxicos
Janira Rocha, Deputada Estadual pelo Psol/RJ pelo apoio às reivindicações dos Bombeiros e contra as violações dos direitos da categoria em função de arbitrariedades cometidas pelo Governo Sérgio Cabral e pela defesa das comunidades afetadas pela degradação ambiental e riscos à saúde pública, cometidas pela multinacional alemã Thiessen Krupp na Baía de Sepetiba no Rio de Janeiro
Jilson Silva – Secretário Adjunto da Casa Civil do Governo do Estado de Mato Grosso pelo apoio aos programas de incentivo à iniciativas produtivas da agricultura familiar em defesa da proteção de biomas naturais ameaçados;
Joice Hasselmann – Jornalista, âncora da BandNews FM Curitiba
Leopoldo Fiewski – Secretário de Saneamento e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Maringá pela implementação de ações estratégicas para garantir a sustentabilidade do município nas áreas de proteção do Bioma da Mata Atlântica; Saneamento Ambiental e adoção de novas tecnologias para tratamento de resíduos domésticos urbanos.
Marcelo Freixo – Deputado Estadual Psol/RJ, tendo sido Presidente da CPI das Milícias por conta do combate ao crime organizado no interior do sistema de segurança pública do Rio de Janeiro. Mesmo sob ameaça de morte, denuncia a omissão criminosa do Governo Sérgio Cabral;
Vittório Cury Calia – Industrial, fundador e dirigente do Grupo Mital de Salto Grande/SP com investimentos em apoio à gestão ambiental para o turismo sustentável; reciclagem de resíduos de farinha de mandioca para a produção de álcool de cereais e referência positiva no exercício de responsabilidade social e ambiental em atividades industriais no ramo de metalurgia.
Categoria INSTITUIÇÃO
Modalidade Premium
Associação dos Docentes da Universidade Rural – RJ (ADUR-RJ) - Pelo apoio à luta contra a implantação do mega lixão imposto arbitraria e ilegalmente pelos Governos Sergio Cabral e Eduardo Paes à comunidade de Seropédica na Baixada Fluminense, com risco à saúde pública pela contaminação do solo e das águas do aquífero que abastece a região metropolitana do Rio de Janeiro.
Modalidade Certified Plus
Cáritas Brasileira – Organismo de Caridade mantido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, desenvolvendo os mais importantes programas de apoio às populações do semiárido nordestino, construção solidária de cisternas na região do Bioma da Caatinga;
IAB - Instituto Adolpho Bauer pela promoção de conhecimento em sustentabilidade, com sede em Curitiba – PR;
inpEV - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias pela promoção de tecnologia e logística para recolhimento e destinação de embalagens residuais da agricultura
Pró Reitoria de Extensão Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Pelo apoio à pesquisa e certificação de tecnologias sustentáveis de tratamento e destinação de resíduos sólidos urbanos na região metropolitana do Rio de Janeiro;
Modalidade Certified
CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento pelo apoio à Agricultura Familiar através de programas de compra direta e distribuição de alimentos a entidades sociais;
Fazenda TIBÁ – Rio de Janeiro – Pela promoção, difusão e capacitação de jovens em técnicas construtivas sustentáveis, bioarquitetura e bioconstrução em benefício de comunidades e escolas carentes do Rio de Janeiro
SINDSPREV – RJ – Sindicato dos Trabalhadores da Previdência Social e Saúde do Estado do Rio de Janeiro pela solidariedade às lutas dos Seringueiros do Acre em defesa da Floresta Amazônica; incorporação da representação e defesa dos direitos dos Agentes Comunitários de Saúde; solidariedade às vítimas das enchentes na comunidade do Morro do Bumba e região serrana do Rio de Janeiro e suporte à DEFENSORIA SOCIAL nas demandas em defesa da preservação ambiental na região de Maricá e Seropédica;
União Municipal por Moradia Popular de Fazenda Rio Grande – PR pela resistência à implantação de lixão na cidade, tendo sofrido inclusive ataques de pistoleiros a mando de empresas de lixo.
Categoria CIDADE
Modalidade Premium
Maringá – PR – Modelo em planejamento estratégico de longo prazo visando a recuperação de remanescentes de Mata Atlântica e gestão dos resíduos sólidos urbanos com adoção de tecnologias sustentáveis para eliminação de lixões.
Modalidade Certified Plus
Alfenas – MG
Americana – SP
Barueri – SP
Bonito – MS
Canela – RS

Modalidade Certified
Mogi Guaçu – SP
Olinda - PE
Rio Negro - PR
Trancoso – BA
Vinhedo - SP
Categoria EMPRESA
Modalidade Premium
Brookfield Energia Renovável – Por ações eficazes de responsabilidade social e ambiental em empreendimentos de geração de energia limpa de baixo impacto.
Modalidade Certified Plus
CBN Curitiba – Radio Jornalismo
CEF – Caixa Econômica Federal – Investimentos com sustentabilidade em energias limpas no Estado do Mato Grosso através do FI-FGTS
Cimflex – Recicladora de Embalagens Agrícolas com sede em Maringá – PR, com melhor desempenho no segmento de inovações tecnológicas no ramo de embalagens;
EDM Logos – Pela promoção do conceito de sustentabilidade através de suas ações de comunicação corporativa, mantenedora do Instituto LOGOS Ambiental com ações expressivas na organização e realização do Festival Internacional de Dança de Joinville – SC;
EMBASA – Empresa de Saneamento da Bahia pelo programa de despoluição de praias, investimento expressivo no fornecimento de água de boa qualidade às populações carentes;
Foxx Soluções Ambientais pela promoção de modernas tecnologias para tratamento de resíduos sólidos que valorizam a reciclagem com promoção da recuperação energética de resíduos em consonância com a Política Nacional de Residuos do Governo Federal;
Grupo Brennand – Recife (PE) - Pelo apoio a atividades comunitárias de apoio à juventude no campo onde opera investimentos de geração limpa de energia com baixo impacto social e ambiental;
HP Travel - Melhor desempenho o ramo do turismo de aventura, eco turismo e turismo do conhecimento através de vivências em comunidades rurais, indígenas e quilombolas com destaque por sua participação ativa na construção de um Programa Integrado para o Desenvolvimento Sustentável da Região Médio Norte do Estado do Mato Grosso com vistas à COPA 2014;
JM Energia – Pelo desempenho, com responsabilidade social e ambiental, na implantação de empreendimentos de geração de energia limpa de baixo impacto nas regiões sudeste, centro-oeste e sul do país;
Panificadora Pão & Opção – melhor desempenho de sustentabilidade em empreendimentos de pequeno porte que promovem economia familiar de qualidade, localizada na Rua Francisco Nadolny no bairro de Campina do Siqueira – Curitiba – PR;
Modalidade Certified
Agua Nativa – Pinhais - PR
Banco da Amazônia
Brasilata
Case New Holland
Cisco
Clean Gestão Ambiental
Doceria Holandesa Shopping Sta Cruz SP
Editora Insular – Florianópilis – SC
Estação Café – Espetinho´s Bar - Maringá
Farmais
F.A. Maringá - Convicto Jeanswear
Ford Motors
Foxx Soluções Ambientais
Frigorífico Minerva
GVT
Honda Manaus
Hospital AC Camargo
Indústria de Móveis Todeschini
Jeans Sawari
Madeireira Raksa
Mapfre Seguradora
Metalúrgica Mital – Salto Grande - SP
Nokia
Oligráfica – Perus - SP
Osklen
Pousada Salto Grande - SP
Pousada Tubarão – Arraial D´Ajuda - BA
Res Brasil Tecnologia Sustentável para Embalagens
Saanga Grill Shopping Estação – Curitiba – PR
San Juan Executive Hotel – Curitiba - PR
SICREDI Tangará da Serra - MT
Siemens
Sony
Starbuck
Tetrapak
Trio Design – Salto Grande - SP
Toyota Indaiatuba
Villaggio Grando (Vinícola – Esteio - RS)
Vox Capital (Fundo de Impacto Social)
Weber Saint Gobain
Whirpool - SS 

Categoria MÍDIA
(Adotada a partir de 2011, visa promover o reconhecimento social de veículos e profissionais de mídia com destaque na formação isenta da opinião pública sobre questões ligadas à sustentabilidade)
Modalidade Gold
BAND NEWS FM Curitiba – Pela cobertura isenta do processo de licitação para implantação do modelo SIPAR para tratamento do lixo na região metropolitana de Curitiba.
Modalidade Premium 
Altamir Andrade, editor do Jornal Comunitário “O VIZINHO” de Joinville (SC), distribuído gratuitamente há mais de 20 anos, pela cobertura de denúncias contra a Fundição Tupy por disposição irregular de resíduos tóxicos industriais nas margens da Baía da Babitonga e manipulação das autoridades ambientais do Estado para reuso desses resíduos em atividade que causam danos à saúde pública.
Modalidade Certified 
Celso Nascimento, editorialista do Jornal Gazeta do Povo, com destaque para seu posicionamento independente na cobertura de irregularidades na licitação do lixo em Curitiba - PR ;
Eduardo Geraque, repórter de sustentabilidade da Folha de São Paulo;
José Padilha, cineasta e documentarista, pelo filme “TROPA DE ELITE 2” que deflagrou a denúncia com relação à limpeza e podridão na estrutura governamental da segurança pública no Rio de Janeiro em que a ficção escancara a vida real, o cinema com força de documentário;
José Wille, âncora da Rádio CBN Curitiba, com destaque para seu posicionamento independente na cobertura de irregularidades na licitação do lixo em Curitiba - PR ;
Lea Okseamberg, jornalista, pela publicação de matéria sobre gestão sustentável para de resíduos sólidos – Revista Sustenta Brasil mantida pelo Instituto Adolpho Bauer;
Leonel Rocha, repórter especial da Revista Época em Brasilia, colaborador da Agência BRASIL SUSTENTÁVEL;
Osny Martins, âncora da Rádio Jovem Pan FM Joinville pela cobertura de denúncias contra a Fundição TUPY pela destinação irregular de resíduos cancerígenos com impacto na saúde pública na região da Baía da Babitonga em Joinville-SC;
Silvio Tendler - Cineasta, pela produção e direção do documentário “O veneno está na mesa” que denuncia o consumo de 5,2 litros/ano de veneno pela aplicação de agrotóxicos na produção de alimentos pelo agronegócio com danos irreparáveis à saúde da população.


Um comentário:

  1. Paranéns Altamir.
    É uma grande alegria saber que vc é reconhecido pelo comprometido trabalho que por vcs é desenvolvido, continue assim, o meio ambiente e as comunidades são os ganhadores contigo.
    Meu abraço pra ti
    Janete Maria Pedrotti
    Professora e Bióloga
    Jaraguá do Sul

    ResponderExcluir